domingo, 30 de janeiro de 2011

Política, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Prevenção, Expectativa.

Analisem por favor este box retirado da Zero Hora de 30/01/2011.

A política em Porto Alegre, e também do Rio Grande do Sul tem seus pontos de corrupção, tem seus pontos que nos fazem sentir verognha, e tem também escândalos, mas qual política não tem? Num país em que a presidente nada mais é do que a substituta de um ditador que não vai parar de soprar palavras em seus ouvidos pelos próximos quatro anos, é isso que nosso povo pode esperar otimista.
Mas ao invés de eleger 55 Deputados Estaduais, e depois preencher as outras vagas, nosso Governador, senhor Tarso Genro, decidiu que quatro deputados eleitos apenas façam parte da cerimônia da posse, assumindo horas depois, cargos em seu secretariado. Vejamos agora os pontos bons e os pontos ruins dessa inteligente decisão do Senhor Governador.
Os pontos bons são que na Câmara entrarão os novatos, é um cargo com menos reponsabilidade requerida, apesar de fazer com que os adicionados á ela adquiram muita experiência enquanto exercitam suas funções. Os cargos da secretaria do governador exigem pessoas mais votadas, mais cotadas, mais experientes, e mais organizadas, e foram essas pessoas que foram as escolhidas para sair da Câmara. Muito bem, não deixou com que novatos fossem o braço direito (e dependendo do tamanho dos problemas, até o esquerdo) do nosso estado.
Mas e aí? Será que o Governador Tarso Genro, se fosse apenas um cidadão comum, acharia legal votar em uma pessoa para Deputado Estadual, e colocarem um novato no lugar dela?
Acharia justo eleger Maria e dar o cargo á João?

No fundo sabemos que a decisão foi inteligente e importante, mas também sabemos que Jurandir Maciel, nada mais do que "um novato no Legislativo Gaúcho" como texto cita, não comandará tão bem a parte que lhe "pertence" ou que lhe é esperada, na câmara dos deputados, quanto Lara (que seria Maria do exemplo que citei no parágrafo anterior) que já tem alguma experiência política no estado e no país.
Ao nosso Governador Tarso Genro, simultaneamente um obrigado e um "lamentamos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário